sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Janeiro Roxo: Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à Hanseníase


A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde de Godofredo Viana, realizou nesta quarta-feira, 23, uma palestra sobre o “Janeiro Roxo” com servidores e cidadãos do Viva Procon, cujo objetivo é educar e conscientizar a população sobre a Hanseníase, seu diagnóstico precoce, a redução de agravos e o tratamento. A doença é causada por uma bactéria e os sintomas geralmente não são percebidos pelos pacientes.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Regiane e ocorreu no prédio do Viva Procon, localizado na Avenida Teofilo Viana. De acordo com a Enfermeira Regiane, o controle da doença ainda é desafiador. “É importante que as pessoas saibam que a hanseníase tem cura e que o tratamento é gratuito, e está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município.

O QUE É A DOENÇA?

A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, causada por uma bactéria Mycobacterium leprae e que afeta a pele e os nervos periféricos, em especial os dos olhos, braços e pernas. A hanseníase tem cura e se tratada precocemente e de forma adequada, pode evitar sequelas. Qualquer mancha na pele ou área de pele aparentemente normal, mas com alteração de sensibilidade, pode ser hanseníase. Neste caso o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. 

A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias, tosse e espirros emitidos por uma pessoa contaminada e por contato prolongado. Não se contrai hanseníase por meio de copos, pratos, talheres, nem em assentos, apertos de mão, abraço, beijo, picada de inseto, aleitamento materno, doação de sangue, relação sexual ou gravidez. O tratamento tem duração de seis a 12 meses e é oferecido gratuitamente pelo município. 

Já no início a pessoa deixa de transmitir a doença, por isso, não deve ser separada de sua família nem interromper atividades rotineiras.

PREVENÇÃO

A melhor forma de prevenir a doença é mantendo o sistema imunológico eficiente. Ter boa alimentação, praticar atividade física, manter condições aceitáveis de higiene também ajudam a manter a doença longe, pois, caso haja contato com a bactéria, logo o organismo irá combatê-la. Outra dica importante é convencer os familiares e pessoas próximas a um doente a procurarem uma Unidade Básica de Saúde para avaliação, quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família. Dessa forma, a doença não será transmitida nem pela família nem pelos parentes próximos e amigos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Polícia Federal combate extração ilegal de madeiras em Terras Indígenas

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (26) a operação KREEPYM-KATEJÊ, com o objetivo de reprimir a extração e comercialização i...