Mais uma importante obra do conjunto de intervenções realizadas pelo Governo do Maranhão para celebrar os 405 anos de São Luís foi entregue no final da tarde desta sexta-feira (8). No dia que marca a fundação da capital maranhense, além da entrega do Forte de Santo Antonio, as festas na área do Espigão Costeiro ficaram por conta das atrações convidadas pelo executivo estadual e da população, que lotou a área turística.
Durante o dia, o governador Flávio Dino inaugurou a Praça Negro Cosme e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) no bairro Fé em Deus e, uma nova agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no bairro do Anjo da Guarda. A maratona de entregas iniciou na sexta-feira, dia 1º de setembro, e passou por áreas como segurança pública, educação, inclusão social, entre outros.
“Hoje chegamos a 14 inaugurações, e isso marca a parceria de sucesso com a Prefeitura de São Luís e o cuidado do Governo do Maranhão com as pessoas daqui”, declarou o governador sobre as entregas.
A respeito do novo monumento que agora faz parte do patrimônio turistico da cidade, ele destacou a importância da obra um espaço há muito tempo degradado e hoje incorporado à essa belíssima paisagem. Também feito em parceria com a Prefeitura de São Luís agora nós temos mais espaço para a fruição o lazer para que todas as pessoas que aqui vivam possam aproveitar e equipamento para o turismo que gera renda.
Forte de Santo Antonio
Originalmente construído no final do século XVII, o Forte de Santo Antonio da Barra é uma das edificações militares mais antigas da capital e marca o período de resistência portuguesa às invasões de outros países estrangeiros à colônia.
A revitalização realizada pelo Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) incluiu melhorias nas áreas internas e externas ao Forte.
Nos prédios, que agora serão utilizados como espaços de promoção da cultura e turismo, com exposições artísticas e eventos, foram trocados os revestimentos nas paredes, pisos e telhado, que foi inteiramente refeito. Os canhões e a estrutura original que sustentava o farol, originários da França e instalados no século XIX, foram inteiramente restaurados.
Além da nova estrutura física, o Forte de Santo Antônio recebeu iluminação especial instalada pela Prefeitura de São Luís. O projeto contou com instalação de 57 luminárias decorativas em LED com jatos de luzes de diversas cores. Para valorizar a importância histórica do monumento, o Forte receberá um museu permanente de embarcações maranhenses.
A revitalização agradou os luvidecenses que aproveitaram o fim de tarde para o passeio no espigão. Acompanhada do filho Alex Maia e da nora Ivana Siqueira dos Santos, a senhora Jacira Oliveira não conhecia o espigão e se impressionou com a beleza da fortaleza. "Não conhecia e estou encantada, ficou muito bonito!”. O filho dela completou: "Achei bem interessante reformar o lugar e abrir para a visitação, com certeza nosso turismo ganha muito com isso", declarou.
Acompanhados das filhas Gabriele e Roberta, o casal Ricardo Abreu e Társila também gostaram das mudanças. "É mais um ponto de turismo forte para a nossa cidade e para quem é daqui, um resgate da nossa história que muitas vezes é esquecida", afirmou Ricardo.
Shows |
A diversidade de ritmos característica do Maranhão deu o tom da festa promovida pelo Governo do Estado para marcar o aniversário de São Luís.
A programação foi aberta com o cantor Cláudio Fontana, que foi seguido da cantora Rita Beneditto. O cantor Tom Cleber foi o responsável pelo encerramento da noite.
As apresentações se estendem até este sábado (9), no show Louvação a São Luís, realizado em parceria com a Prefeitura de São Luís, na Praça Maria Aragão, a partir das 19h.
Chorando Calado, Criolina (Alê Muniz e Luciana Simões), Cláudio Gomes, César Teixeira, Flávia Bittencourt, Rosa Reis, Fernando de Carvalho, Kadu Ribeiro, Grupo 1,2,3 (Camila Boueri, Mila Camões e Tássia Campos), Mano Borges e Grupo Lamparina são as atrações que animam a festa.
Dentro da programação, o cantor e compositor maranhense Carlos Gomes vai se apresentar com cantores convidados Tereza Canto, Rose Maranhão e Walisson Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário