sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

TRAVESSIA PERIGOSA – Ferry-boats continuam trafegando em péssimas condições de segurança e de higiene

Quase sem parada para manutenção de suas instalações mecânicas, elétricas e sanitárias, os ferry-boats que fazem a travessia de pessoas e veículos de todos os portes, entre a Ponta da Espera, em São Luís e o Cujupe, em Alcântara, no Maranhão, estão na iminência de ir a pique. As duas empresas que mantêm a concessão desse serviço marítimo, no caso a Serviporto e a Internacional Marítima, mesmo sendo notificadas diversas vezes por órgãos fiscalizadores, permanecem colocando em risco a vida de seus usuários e operários.

Milhares de pessoas utilizam o serviço de ferry-boat diariamente (Reprodução)

Apesar das péssimas condições de suas embarcações, estas empresas não realizam as manutenções necessárias e o que se observa diariamente, são insatisfação, revolta, indgnação e muito medo das pessoas que têm neste meio de transporte marítimo, a maneira mais prática de chegarem aos seus destinos. Vez por outra, imagens circulam nas redes sociais mostrando “fumaceiro” e muito barulho vindo da casa de máquinas dos ferrys, desconforto esses, que têm tirado o sono dos passageiros.

Banheiros de um dos ferry-boat interditado por problemas


Na manhã desta quinta-feira (23), problemas de ordem estrutural impediu pessoas de usarem o banheiro de um dos ferry-boats. O motivo seria o entupimento na tubulação hidráulica/sanitária.

A causa de tanto desgaste destas embarcações é o tempo de uso e reparos paliativos, feitos inclusive, com a substituição de peças por outras de “segunda mão”, em desuso e vindas de outras praças. A falta de ferry-boats reservas também favorece a depreciação destes veículos marítimos que seguem várias viagens por dia.

Vale destacar que nos dois postos de venda de passagens (Ponta da Espera e Cujupe), o usuário têm como única opção para a compra de passagens, pagamento à vista em dinheiro. Portanto, falta de recursos não é desculpa para nenhuma dessas duas empresas. Com a palavra, a MOB e a Capitania dos Portos!

Do Hora Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Postagem em destaque

Polícia identifica homem que foi esquartejado em Imperatriz

Foram encontradas partes do corpo da vítima espalhadas em uma região conhecida como “Pau Preguiça” Foto Reprodução Neste fim de s...