quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Restaurantes são autuados e multados pela comercialização ilegal de caranguejo

A fiscalização está sendo feita para combater comércio irregular e ilegal de caranguejo uçá em período de defeso


Foto: Marcos Caldas

Na última quarta-feira, 15, durante uma operação de fiscalização para combater a pesca, o transporte e o comércio irregular e ilegal de caranguejo uçá que está em período de defeso, três restaurantes foram autuados e multados por não estarem com a documentação necessária para a venda.

Os agentes recolheram cerca de 7,5kg de caranguejos congelados, 5kg de carne de caranguejo e quase 3kg de patinhas de caranguejo sem a documentação para a comercialização.

Toda mercadoria apreendida foi doada para o Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Fiscalizações

As ações feitas pelos Agentes da Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), acontecerão até março deste ano, onde encerra o período de defeso do crustáceo.

O período de reprodução da espécie, conhecido popularmente pelo nome de ‘andada’, é a época onde os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos. Por isso é importante que a espécie tenha o seu período de reprodução assegurado.

Por: O Imparcial com informações da Agência de Notícias do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe

Postagem em destaque

PRF apreende 82 kg de maconha na BR-010 em Porto Franco

Droga estava escondida em veículo estacionado em posto de combustível. Apreensão da droga foi realizada nesse sábado (15), no km 144 da rod...