terça-feira, 18 de julho de 2017

Sebrae e prefeitura de Godofredo Viana inauguram Sala do Empreendedor

O espaço vai atender empreendedores de pequenos negócios do município, que possui um universo de 192 microempreendedores individuais (MEI’s) e 457 empresas formalizadas.

Representantes do Sebrae, da prefeitura municipal de Godofredo Viana e parceiros, durante a solenidade de inauguração da Sala do Empreendedor do município, no último dia 14. Foto-Neto Weba

Foi inaugurada na última sexta-feira (14), a Sala do Empreendedor de Godofredo Viana. O espaço é fruto da parceria do Sebrae no Maranhão com a prefeitura do município, que disponibilizou a estrutura e equipou o espaço para atender os empreendedores de pequenos negócios da cidade. O atendimento será feito por dois Agentes de Desenvolvimento Local (ADL’s), que foram capacitados pelo Sebrae para exercer a função.

A Sala está pronta para receber os microempreendedores individuais (MEI’s) já cadastrados e aqueles que desejam formalizar seus negócios. O ambiente servirá também para tirar dúvidas, oferecer informações e orientações sobre abertura, funcionamento e formalização de uma empresa. Godofredo Viana tem pouco mais de 12 mil habitantes, 192 microempreendedores individuais e 457 empresas formalizadas, segundo Portal do Empreendedor.

“Acreditamos que a Sala do Empreendedor ajudará a ampliar esses números, pois o espaço estimula a formalização dos pequenos negócios e sabemos que as melhores condições de negociação – tanto nos bancos quanto junto aos fornecedores e clientes, são mais favoráveis para quem está legalizado e o Sebrae tem o compromisso de trabalhar em benefício dos pequenos negócios, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento, competitividade e sustentabilidade, por isso nossa presença nessa parceria com os municípios”, afirma do diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

De acordo com o prefeito municipal de Godofredo Viana, Sissi Viana, o objetivo é prestar auxílio à população, de forma que, empreender se torne algo cada vez mais fácil no município.

“Ao implantar a Sala estamos assegurando condições para quem quer formalizar um negócio, ou mesmo criar um empreendimento, de forma simples e sem burocracia. Sabemos que são das pequenas empresas que surgem as grandes oportunidades, responsáveis por gerar mais renda e auxiliar no crescimento do nosso município”, ressaltou o prefeito.

Com a inauguração em Godofredo Viana, o Maranhão passa a contar com 62 Salas do Empreendedor, cinco na regional de Santa Inês. Além de Godofredo Viana, já existe Sala do Empreendedor em Governador Nunes Freire, Carutapera, Viana, Arari e Vitória do Mearim. 

Para o analista técnico do Sebrae, Adalberto Fraga, que acompanha as ações do projeto Desenvolvimento Econômico Territorial- DET em Godofredo Viana, a implantação da Sala é fundamental para maior desenvolvimento local. “O município, que tem sua economia pautada na agricultura familiar e na fruticultura, com foco na produção e beneficiamento do açaí, tem grande potencial empreendedor e a com a implantação da Sala, esse potencial será ainda mais fortalecido e para isso o Sebrae está pronto para atender as demandas de capacitação tecnológica e gerencial para os empreendedores”, conclui Fraga.

Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

A implantação da Sala do Empreendedor está prevista na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123/2006) e para o Sebrae, é um dos requisitos comprobatórios da implementação da legislação no município, que objetiva criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios.
O espaço é de responsabilidade das prefeituras, que tem como grande parceiro, o Sebrae, instituição que trabalha para melhorar a gestão dos pequenos negócios, tornando-os economicamente viáveis e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento local.

Sebrae no município 

O Sebrae atua no município por meio da unidade regional em Santa Inês, e realiza ações estruturadas dentro do projeto Desenvolvimento Econômico Territorial (DET), atendendo aos produtores rurais locais com capacitações, consultorias e demais ações. Também realiza ações dentro da metodologia de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS), executadas em parceria com a Mineradora Aurizona e a Secretaria de Agricultura de Godofredo Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No MA, 180 famílias estão em área de risco devido ao avanço das voçorocas que chegam a 80 metros de profundidade

Como nada foi feito para conter, no munícipio se formou 26 crateras gigantes, algumas delas chegando a medir 600 metros de extensão e 80 met...