sexta-feira, 11 de março de 2022

Menino que encontrou àrvore de Natal em lixão de Pinheiro compra casa nova

Gabriel e sua mãe receberam cerca de R$ 80 mil em doações de internautas comovidos com a história.


Gabriel e Maria Francisca na casa nova. (Foto: Reprodução)

A imagem do menino Gabriel com uma árvore de Natal nas mãos em meio ao lixo saiu de Pinheiro, cidade a 333 km de São Luís, e ganhou o Brasil e o mundo. O registro foi feito pelo fotógrafo João Paulo Guimarães em dezembro de 2021 e comoveu muitos internautas. Após a criação de uma “vaquinha online” que arrecadou cerca de R$ 80 mil em doações, Gabriel e sua família agora tem uma nova casa para morar.

Mais de 2 mil pessoas ajudaram o menino de apenas 12 anos a realizar o sonho de ter um lar mais digno. Gabriel e sua mãe, Maria Francisca, trabalhavam como catadores de recicláveis, e agradeceram as doações em um vídeo, reportado pelo O Globo. A nova casa possui garagem, dois quartos, sala, banheiro e cozinha, além de um espaço nos fundos para que o garoto possa brincar.

“O dinheiro que sobrou deve ajudar na reforma”, disse João Paulo numa rede social. O profissional não apenas foi responsável por levar a história de Gabriel aos holofotes da internet, mas também se engajou nos pedidos de ajuda nas redes sociais, apesar das dúvidas de muita gente sobre o destino e uso do valor doado.

Agradeço ao amiguinhos que me procuraram pra ajudar, pessoas que ajudaram compartilhando e até as pessoas que achavam que eu estava usando a temática da fome pra auto promoção, e que me questionaram sobre o que estava sendo feito pra ajudar o Gabriel na época que a foto do lixão foi feita. João Paulo Guimarães, via Instagram.

Relembre a história

A foto de Gabriel num lixão de Pinheiro foi tirada em dezembro de 2021 pelo fotógrafo documental João Paulo Guimarães, morador de Belém (PA). A ideia do menino era que a árvore encontrada no lixo pudesse ser usada na sala da casa onde morava com a família.
Gabriel e sua árvore de Natal. (Foto: Reprodução/João Paulo Guimarães)
O registro ganhou rapidamente as páginas de diversos veículos de comunicação no Maranhão, no Brasil e em outros países como a França, Inglaterra e Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

No MA, 180 famílias estão em área de risco devido ao avanço das voçorocas que chegam a 80 metros de profundidade

Como nada foi feito para conter, no munícipio se formou 26 crateras gigantes, algumas delas chegando a medir 600 metros de extensão e 80 met...