terça-feira, 4 de maio de 2021

Idosa de 75 anos, resgatada em situação análoga à escravidão no RJ, volta para o Maranhão e reencontra a família

Maria da Conceição e Maria das Graças. — Foto: Reprodução/TV Mirante

A idosa Maria Das Graças De Sousa Rodrigues, de 75 anos, voltou para o Maranhão dias após ser resgatada de uma situação análoga à escravidão na cidade de Guaratiba, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O reencontro emocionante com os familiares aconteceu no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís. A última vez que a idosa manteve contato com a família foi com a irmã Maria da Conceição, por telefone, há 40 anos.

A maranhense vivia em situação de cárcere privado e sofrendo maus-tratos, em uma casa que pertencia a uma outra idosa, dormia em uma cama sem colchão e compartilhava o quarto com cachorros.

O resgate aconteceu no dia 13 de abril, depois de uma denúncia feita por uma sobrinha na 43ª DP, em Guaratiba, mas só alguns dias depois a idosa voltou para o seu estado de origem.

A idosa e uma outra irmã, saíram do Maranhão em busca de trabalho. Maria das Graças morou no Rio Grande do Sul e, partir de 1969, no Rio de Janeiro. Já Maria de Nazaré, que também foi embora do Maranhão, morreu em 2017.

Hoje os planos das irmãs são de nunca mais separar mais.

“Agora nós estamos juntas e só nós separamos com a morte. Nós estamos juntas agora e Deus vai prolongar os nossos dias de vida na terra, para nós vivermos muitos anos ainda”, disse Maria da Conceição, irmã da idosa.

A ex-patroa de Maria das Graças, identificada como Therezinha da Silva Moraes, de 82 anos, devido a idade avançada, responde em liberdade pelos crimes de cárcere privado e trabalho análogo à escravidão.

G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRF inicia Operação Semana Santa no MA nesta quinta-feira (28)

O objetivo da operação é promover a segurança viária e garantir deslocamentos seguros aos usuários que transitam pelas estradas durante o pe...