quarta-feira, 2 de junho de 2021

Prefeitura de Godofredo Viana decreta ponto facultativo na próxima sexta-feira (04) em razão do feriado de Corpus Christi


Em razão do feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (3), a prefeitura de Godofredo Viana decretou ponto facultativo o expediente da próxima sexta-feira (4) nas repartições públicas municipais diretas e indiretas. O decreto de nº 144/2021 foi divulgado na tarde de hoje.

Ainda conforme o decreto, a medida não vale para as unidades e serviços considerados essenciais no atendimento à população. Estes serviços, que incluem, por exemplo, saúde e limpeza, são mantidos.

O expediente nas repartições públicas municipais diretas e indiretas retorna à normalidade na segunda-feira (7).

O que é celebrado no Corpus Christi?

Corpus Christi é uma expressão do latim que significa “corpo de Cristo”. A celebração é uma das mais antigas do catolicismo em todo o mundo.

Foi instituída pelo papa Urbano IV em 1264 para ser celebrada na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Para os católicos, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo. Assim como o vinho se converte em seu sangue.

A celebração não tem data fixa no calendário. Acontece 60 dias após a Páscoa, realizada sempre 40 dias após a quarta-feira de Cinzas, o fim do carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRF inicia Operação Semana Santa no MA nesta quinta-feira (28)

O objetivo da operação é promover a segurança viária e garantir deslocamentos seguros aos usuários que transitam pelas estradas durante o pe...