segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Mais de 28% faltaram às provas do Enem 2023 no Maranhão

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), dos 165.769 inscritos para o Enem 2023 no Maranhão, cerca de 47.783 de pessoas não compareceram ao primeiro dia de prova nesse domingo (05). O número equivale a 28,4% de faltosos.

Estudantes se deslocaram aos locais de prova em 79 municípios do Maranhão.

(Foto: CN Brasil)

Com 544 locais de prova distribuídos em 559 coordenações, o Maranhão organizou um total de 5.367 salas para acomodar os participantes.

A porcentagem de ausentes identificada no estado corresponde à média nacional de faltas, registrado em 28,1% dos 3,4 milhões de inscritos ausentes no primeiro dia de provas. O número deste ano foi menor que o do ano passado, quando o país teve 28,3% de faltosos.

No primeiro dia, os candidatos fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.”

No próximo domingo (12), os candidatos farão as provas de matemática e ciências da natureza.

SEGURANÇA REFORÇADA

Mais de 2 mil policiais militares foram convocados para reforçar as ações de segurança para os dois dias de exame no Maranhão, como parte da Operação Enem 2023.

(Foto: Reprodução/Secom/MA)

O esquema de segurança inclui a cooperação das Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. O seletivo conta ainda com o trabalho do Ministério da Educação e dos Correios.

O planejamento busca a confiabilidade desde o processo de entrega dos malotes da prova até a execução nas salas do exame, inclusive com ajuda de aparelhos para detecção de pontos eletrônicos.

TRANSPORTE GRATUITO

Os estudantes que utilizam o transporte semiurbano não tiveram custo para se deslocarem aos locais de prova nesse domingo (5) e, também, no próximo dia 12. O Governo do Estado garantiu a gratuidade nesse tipo de transporte na região da Grande Ilha, além de Imperatriz e municípios vizinhos.

Para ter acesso ao benefício, basta utilizar o cartão de estudante na catraca do ônibus, o valor não será debitado. A medida assegura a gratuidade abrangendo o período das 5h da manhã do dia da prova até a meia-noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais de 50 municípios do MA ainda não se cadastraram para recursos da cultura

(Foto: Arquivo/Reprodução) Encerra na próxima segunda-feira, 11 de dezembro, o prazo para que municípios maranhenses façam suas inscrições p...