quinta-feira, 4 de maio de 2023

Godofredo Viana: "Heróis em Ação" busca trabalhar protagonismo, diversidade e liderança em educadores e estudantes

Projeto apoiado pela Equinox Gold tem como proposta que participantes atuem como agentes de transformação positiva em suas comunidades.

Concebido para incentivar educadores e estudantes a atuarem como agentes de transformação positiva na escola ou na comunidade, o projeto Heróis em Ação começou, no mês de abril, em Godofredo Viana (MA), abordando temas essenciais que são inerentes ao século XXI como protagonismo, resolução de problemas e liderança. Em 2023, o projeto, apoiado pela Equinox Gold, através da Mineração Aurizona, vai contemplar um total de 40 educadores e cem jovens alunos de escolas públicas, entre 11 e 15 anos.

Para os educadores, o projeto funciona como um complemento na formação de professores, gestores e pedagogos. A ideia é que eles atuem como multiplicadores nas suas escolas, principalmente no tema educação ambiental e, ainda durante o curso, possam dar aulas em oficinas específicas do projeto. No final, os alunos apresentam a exposição “Lá Onde Eu Moro”, que acontece de forma virtual e presencial (na praça principal de Godofredo Viana), trazendo reflexões sobre cultura e território, além das produções dos jovens participantes com seus diferentes olhares sobre seu território.
De acordo com a analista de projetos sociais da Mineração Aurizona, Keila Raquel Rodrigues, os temas falam muito sobre diversidade e histórias de vida dos próprios alunos e suas comunidades. “Cada aluno fala sobre si e dos lugares onde moram envolvendo temas como meio ambiente, coleta seletiva, combate ao preconceito e a cultura da região”. explica. 

O Heróis em Ação foi idealizado pela Evoluir, organização de impacto social e que desenvolve projetos e produtos educacionais e assessora redes de ensino para a melhoria da qualidade da educação.

A partir da metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), o Heróis em Ação envolve os estudantes em um jogo colaborativo e utiliza recursos da educomunicação para promover transformações positivas nos territórios e mobilizar educadores e estudantes em torno de causas.
Para a professora Eliete Pereira Matos Freitas, que integra o Heróis em Ação, o projeto é um muito importante no suporte aos educadores que, neste período pós pandemia, tentam se adaptar às novas práticas e metodologias de ensino. “Para os alunos, o Heróis em Ação trouxe a clareza de um lindo dia de sol. Poder vivenciar, sentir e protagonizar seu próprio conhecimento através da prática é inovador. A metodologia lúdica presente no jogo é um ponto certeiro nesse período tão desafiador, em que educadores e alunos tentam se recuperar e curar sequelas psicossomáticas deixada pela crise sanitária”, afirma. Segundo ela, o projeto vai enriquecer bastante a mediação pedagógica e favorecer a aprendizagem dos alunos.

Resultados

Dados da primeira edição do projeto, realizada em 2022, em Santaluz (BA), sede da Mineração Santa Luz, também do grupo Equinox Gold, mostraram que 100% dos participantes do curso de formação afirmaram ter assimilado o conteúdo oferecido e que se baseia na metodologia ABP enquanto 73,3% dos participantes disseram que aplicara em suas turmas as atividades desenvolvidas nos módulos. Já a totalidade dos alunos participantes confirmou que se sentiu protagonista das ações enquanto 78,4% dos alunos disseram que se sentem capazes de realizar novas transformações positivas no território após suas participações no Heróis em Ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PF prende suspeito de armazenar e compartilhar imagens de abuso sexual infantil em Imperatriz, no MA

Segundo a PF, o crime era cometido a partir da criação de grupos no aplicativo Telegram, destinados a troca de mensagens com as mídias de cu...