No entanto, ainda não há previsão para a liberação de veículos pesados na ponte, que é um trecho da BR-316 na região de Bom Jardim e Pindaré-Mirim.
![]() |
| Ponte sobre o rio Pindaré, na BR-316, é liberada parcialmente — Foto: Reprodução/TV Mirante |
No final da tarde da última sexta-feira (14), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) decidiu liberar a passagem de veículos leves pela ponte que passa pelo rio Pindaré, e que está interditada parcialmente porque apresentou problemas na estrutura.
Temporariamente, estão liberados para passagem carros, viaturas e ambulâncias e vans, no sistema pare e siga, nos dois sentidos da rodovia. O limite de velocidade é de 40 km/h.
Já a passagem de veículos de carga, ônibus e caminhões continua proibida e sujeita a multa em caso de descumprimento.
Ainda não há uma previsão de quando toda a travessia para veículos será liberada e quais serviços serão realizados na estrutura da ponte.
Interdição afeta milhares de pessoas
O problema na ponte tem afetado milhares de moradores na região de Bom Jardim, Pindaré-Mirim e Santa Inês, e que precisam fazer a travessia pela ponte, que também é um trecho da BR-316.
![]() |
| A interdição aconteceu após indígenas da Terra Indígena Pindaré detectarem que, embaixo do vão central da ponte há uma corrosão que fez parte da estrutura ceder e cair. — Foto: Reprodução/TV Mirante |
A ponte sobre o rio Pindaré, conhecida como “Ponte dos Índios”, está interditada deste o dia 3 de março, de forma cautelar, após indígenas da Terra Indígena Pindaré detectarem que, embaixo do vão central da ponte há uma corrosão que fez parte da estrutura ceder e cair.
A ponte sobre o rio Pindaré é importante para a região, pois a BR-316 é a principal ligação entre as regiões Nordeste e Norte do país. O comércio de frutas, legumes e verduras entre as duas regiões e produtos da zona franca de Manaus, dependem dessa rodovia e dos portos de Belém e Barcarena, no Pará.
Por causa da interdição, quem precisa passar pelo local deve usar rotas alternativas (veja mais abaixo), porém, as vias também estão em péssimas condições e apresentam buracos.
![]() |
| Segundo o Dnit, foi identificado problemas na infraestrutura que comprometem a passagem segura do fluxo de veículos sobre a ponte, conhecida como 'Ponte dos Índios' — Foto: Reprodução/TV Mirante |
Por g1 MA
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/c/z/DqRNMdSK2ZAUCUNANlqQ/g1-ma-libera-ponte.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/5/s/FvquWIR5ObE7ycwYMhNQ/ponte-cede-ma.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/y/1/9cSeILR4m9e2hXIxby3Q/ponteee.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário